quarta-feira, 14 de maio de 2014

Exemplo de postagens 02 e 03 e comentários identificados

Exemplo de postagem 02 e comentário
Público alvo: alunos de história do ensino fundamental séries finais. (Item para esclarecimento)

Título da postagem:  Todos usavam perucas na Europa dos séculos XVII e XVIII?

Vídeo:



Legenda do vídeo: O Cangaceiro, filme realizado pelos alunos de Design da UFPE, conta a história de Lampião, personagem histórico da Região Nordeste. Baseado em literatura de cordel, os versos narram seus infortúnios e seus amores, seu triunfo e seu declínio, e até seus acordos com o capeta. A animação mostra um pouco dos mitos e da fantasia que envolve o imaginário acerca do personagem. (Item opcional) 

Atividade proposta: Depois de assistir o vídeo, crie uma quadrinha com sua criatividade que caracterize a vida e a história do cangaceiro Lampião.

Comentário:
Lampião era cangaceiro
corajoso e violento
roubava gente rica e poderosa
não aceitava não como resposta

 Identificação do comentário: América Vespúcio, 5º periodo de Letras


Exemplo da postagem 03 e comentário
Público alvo: alunos de história do ensino fundamental séries finais.  (Item para esclarecimento)

Título da postagem:  Todos usavam perucas na Europa dos séculos XVII e XVIII?

Texto: Não era todo mundo que usava perucas nos séculos XVII e XVIII, apenas os aristocratas. A moda começou com Luís XIV (1638-1715), rei da França. Durante seu governo, o monarca adotou a peruca pelo mesmo motivo que muita gente usa o acessório ainda hoje: esconder a calvície. O resto da nobreza gostou da idea e o costume pegou. A peruca passou a indicar, então, as diferenças sociais entre as classes, tornando-se sinal de status e prestígio. Também era comum espalhar talco ou farinha de trigo sobre as cabeleiras falsas para imitar o cabelo branco dos idosos. Mas, por mais elegante que parecesse ao pessoal da época, a moda das perucas também era nojenta. "Proliferava todo tipo de bicho, de baratas a camundongos, nesses cabelos postiços", afirma o estilista João Braga, professor de História da Moda das Faculdades Senac, em São Paulo.
Em 1789, com a Revolução Francesa, veio a guilhotina, que extirpou a maioria das cabeças com perucas. Símbolo de uma nobreza que se desejava exterminar, elas logo caíram em desuso. Sua origem, porém, era muito mais velha do que a monarquia francesa. No Egito antigo, homens e mulheres de todas as classes sociais já exibiam adornos de fibra de papiro - na verdade, disfarce para as cabeças raspadas por causa de uma epidemia de piolhos. Hoje, as perucas de cachos brancos, típicas da nobreza européia, sobrevivem apenas nos tribunais ingleses, onde compõem a indumentária oficial dos juízes.
Imagem:
François Marie Arouet – Barão de Voltaire. Usando peruca.
Fonte: 
http://rodrigoudo.com/blog/?p=695

Atividade proposta:  Pesquise na internet e poste no comentário links de imagens que contenham perucas usadas pelos aristocratas europeus dos séculos XVII e XVIII.

Comentário: O Barão de Voltaire foi uma grande personalidade francesa, no século XVII, à época do movimento conhecido como Iluminismo. Ele era francês. Defendia a liberdade, a separação entre igreja e Estado e criticava os excessos da monarquia. Sua peruca representa a moda da época, numa tentativa de esconder a calvície.Com o tempo os cabeleireiros desta época desenvolveram não só pós da cor branca, mas também pós de diversas cores para serem aplicado nos cabelos ou perucas. Isso era símbolo de alto escalão.  
Fonte: http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/07/cabelos-em-tom-pastel-no-seculo-xviii.html

Em seguida links de imagens de outros europeus que também usavam perucas, neste mesmo período:



Identificação do comentário: Pietra Alvares Cabral, 5º periodo de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário